PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

FESTIVAL DE PARINTINS AO VIVO

28 junho, 2008

A cada ano fico mais fascinada por este Festival Folclórico que acontece no Amazonas, no Bumbódromo (um tipo de arena enorme para as apresentações). A riqueza de detalhes é fantástica. As histórias contadas são até emocionantes. O público vibra intensamente o tempo todo, simplesmente LINDO! É um evento que deveria ser obrigatória a transmissão por todas as emissoras do país, tamanha a riqueza de conteúdo.

Este ano, a emissora que está transmitindo ao vivo é a BAND (Canal 13 em São Paulo). Ontem assisti um pouco e fiquei mais uma vez deslumbrada!

Tem um tipo de fantasia (que não lembro o nome, e não encontrei na internet para mostrar) que pesa 80 kilos, e a pessoa que a veste deve ficar na arena por 10 minutos... gente...uma coisa de louco! E uma alegoria que entrou na arena como um barco e se transformou em floresta com índio no meio da apresentação? Nossa que gigantesco, lindo e emocionante!

Sente um pouquinho do que aconteceu ontem, na abertura do 43° Festival Folclórico de Parintins:

Os grupos do Boi Azul - o Caprichoso, e o Boi Vermelho - o Garantido, tem cada um até duas horas e meia para apresentação.

As apresentações são divididas por Atos, onde são contadas tradições dos povos da selva.Uma verdadeira aula de cultura do país, dos povos indígenas.

São pessoas muito lindas com semblantes de pura felicidade, vestidas com fantasias muito coloridas e cheias de detalhes, com corpos lindos mas sem aquela exposição "vulgar" que acontece no carnaval principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro (aliás, deixo bem claro... não comparo nem em sonho Parintins e Carnaval, são festas bem diferentes).
Caprichoso e Garantido se apresentam 3 dias seguidos (são apresentações diferentes a cada dia), e são julgados. No dia 30 sai o resultado. O público tem partipação importante, as pessoas ao entrarem no Bumbódromo recebem kits com ítens para padronização das torcidas que cantam e fazem coreografias o tempo todo, e também é julgada. É proibido provocar o boi rival, e o respeito é incrível nas arquibancadas. Quando um Boi se apresenta, a torcida do outro fica quietinha só assistindo.

Este é um lugar onde quero ir antes de morrer, com toda a certeza. O que me impede é pensar que sendo no interior do Amazonas, deve rolar um caminhozinho feito por barco, e euzinha aqui num rio, no meio da floresta??? huuummmm sei não se dá certo isso!!! Mas um dia eu tento!

Se quiser ver um pouquinho do que estou falando assista hoje e amanhã as duas últimas apresentações.

Uma pena que a Band escolheu muito mal o apresentador. Aguentar o Datena berrando como se estivesse anunciando catástrofes foi péssimo. O mais importante que são as canções, toadas, ouvir as histórias... nem pensar com o Sr. Datena por lá! Cadê a Globo que é tão metida a se apresentar como a maior incentivadora da cultura, e não brigar para poder transmitir um espetáculo desse, ao invés de ficar transmitindo jogos de time de segunda divisão. Ahhhh faça me o favor, né???

Mas mesmo assim, com o histérico Datena, assitirei mais um pouco e torço mais uma vez pelo CAPRICHOSO, o BOI AZUL!!!

Para acompanhar o que acontece em Parintins veja os sites Cidade de Parintins, e o Parintins.com

Que me perdoe a "Nação do Garantido", mas VIVA o CAPRICHOSO!!!!!!!!

Editado em 29/06 - Lorena de Manaus me avisou que tem Vôo de Manaus até Parintins (ooopa Tá melhorando! Tenho pavor de avião, mas pelo menos deve ser mais rápido, né? Nada que se compare as 20 horas de barco... ufaaaa). Obrigada Lorena!

4 comentários:

Edys Gonçalves disse...

Minha mãe que é LOUCAAAA pra ir lá! Mas é lindo D+!

Bjinhus

Liliane disse...

Estou aqui teclando e vendo esta festa lindíssima na TV. Quem sabe um dia vou até lá!
Mas é realmente tudo feito com muito cuidado e com fantasias maravilhosas, parece muito animado...
Bom findi!
Líli

Lorena F. Pimentel disse...

Adriana, o festival é belíssimo mesmo! Sou daqui de Manaus e PASME, nunca fui ao festival, sempre assisto pela televisão.

Agora, não se preocupe em pegar "barquinho" para chegar em Parintins porque tem voo daqui de Manaus pra lá, haha.

E MORTE AO DATENA, o Faustão da Band.

Unknown disse...

Adriana, sou de SP mas vivo em Manaus já há algum tempo e há alguns anos eu acompanho e frequento as Festas de Boi Bumbá. Em Manaus logo após o Carnaval começam as concentrações dos dois Bois Garantido e contrário (é assim que a gente chama o outro...), onde acontecem os ensaios para a Festa q acontece em Junho, já fui em vários festivais e ninguém imagina a energia e alegria q se experimenta lá, você tem que vir um dia. Como já disseram, tem vôos de Manaus para Parintins e em cerca de 1 hora vc está lá para ver uma das maravilhas do mundo, tudo feito numa ilha no meio do maior rio do mundo, é de se orgulhar de ser brasileiro.
Outra coisa, as fantasias q você cita são dos Tuxauas e representam os caciques das tribos indígenas, pesam cerca de 70 a 80kgs e são as fantasias mais luxuosas da festa.